LARC Consult



SEJAM BEM VINDOS!

A LARC Consult é uma empresa formada por profissionais com larga experiência em funções técnicas, de engenharia e gestão, em indústrias automobilísticas e outras, com profissionais qualificados e experientes em gestão, consultoria e auditoria conforme os requisitos ISO 9001, IATF 16949, ISO 14001, ISO 45001, VDA, FIEV, bem como na Norma SiAC do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), INMETRO, Marcação CE, entre outras.

Estamos preparados para fornecer serviços de assessoria, gestão e auditoria nas áreas industriais de manufatura, qualidade, engenharia e logística, terceirização de auditorias
internas e de fornecedores, acompanhamento técnico para a solução de crises de fornecimento e não conformidades críticas, acompanhamentos na construção de moldes, matrizes, dispositivos e máquinas especiais para projetos em desenvolvimento, bem como a disponibilização de residentes em fornecedores e clientes.

Consultoria ISO 9001 - Consultoria IATF 16949 - Consultoria ISO 14001 - Consultoria ISO 45001 - Consultoria SGI - Treinamentos e Auditorias.
Sistemas de Excelência Empresarial - Qualidade e Produtividade - BPM (Business Process Modeling) - Lean - Teoria das Restrições - Projetos Seis Sigmas.
Projetos de Aumento de Ganhos e Redução de Custos - Gestão de Projetos - Gestão de Crises - Terceirização de Suporte Técnico.

Translate

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Compras Sustentáveis: A Um Passo de Uma Nova Norma ISO.











Quando se fala em "Compra Sustentável", "Compras Responsáveis", "Procurement Sustentável", quem não desejaria que suas práticas de compras refletissem esses conceitos hoje em dia?

Há, no entanto, uma barreira para isso. De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos, o número de normas para "produtos verdes" tem aumentado recentemente, devido às demandas crescentes do mercado por produtos que sejam preferenciais em termos ambientais. E, concomitantemente a esse mercado em mudança, observa-se uma preocupação com a "lavagem verde" de produtos - por selos de fachada - e incertezas sobre quais requisitos ambientais e selos verdes aceitar como confiáveis.

Mas como uma empresa pode ter certeza de que está utilizando um bom benchmark, na definição do seu programa? Existe alguma norma unificada que possa ser usada por todas as organizações? Veja abaixo um rápido resumo do que está "rolando" em termos de Compras Sustentáveis na ISO, que é a maior organização de normalização do mundo.

O Que é Compra Sustentável?

É um processo no qual as organizações atendem às suas necessidades de produtos, insumos, serviços e utilidades de tal forma que alcance valor, não só para a organização, mas também para a sociedade e a economia como um todo, através de minimizar o seu impacto no meio ambiente.

Por que uma Norma ISO?

A futura norma ISO 18614 vai trazer benefícios que vão além da comunidade de Procurement e Compras, através da disseminação de práticas de responsabilidade social, contidas na ISO 26000:2010 - "Diretrizes de Responsabilidade Social", através de toda a cadeia de fornecimento e, finalmente, para toda economia. O comitê técnico ISO/PC 277 foi estabelecido para desenvolver a norma, e mais de 20 países estão trabalhando nela, inclusive o Brasil, que detém a vice-secretaria do comitê.

Como que uma Norma ISO vai contribuir?

A futura ISO 18614 vai normalizar diretrizes e princípios para todas as partes interessadas que atuam nos processos internos e externos de compras - incluindo empreiteiros, fornecedores, compradores e autoridades locais - como parte de um esforço para demonstrar boas práticas de Compras Sustentáveis.

Quem vai se Beneficiar?

Todas as organizações, independentemente do seu tamanho e setor, serão beneficiadas através da integração, ao processo de compras, dos princípios e preocupações relativos à responsabilidade social. Em poucas palavras, elas irão:
  • aumentar o valor dessas práticas gerenciais, emergentes e essenciais;
  • ajudar a diferenciar aqueles programas que são esforços genuínos para atacar os problemas ambientais, de direitos humanos e corrupção, dentro das cadeias de fornecimento, daqueles que apenas tocam a superfície dos problemas, e podem ser considerados meros programas de "fachada".
  • encorajar outras organizações a lançar programas similares, para beneficiarem-se das experiências anteriores e dos especialistas no assunto.

Quer dar uma espiada em como está ficando a Norma?


A versão atual em análise no comitê ISO/PC 277, chamada de "Draft Committee" (DC), já está disponível para compra (somente em Inglês) pelas companhias e profissionais que querem dar uma olhada em como está ficando essa nova norma, antes que ela seja finalmente publicada.

Para obtê-la é só entrar no menu "Store" do site da ISO: www.iso.org.


Fonte: site ISO (www.iso.org)
Adaptação do texto pela LARC Consult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário