O CTQ é composto de dois grupos de custos: o Custo de Obtenção da Qualidade (COB) e o Custo da Não Qualidade (CNQ). Portanto:
CTQ = COB + CNQ
O COB é composto do custo operacional de todas as atividades de prevenção e avaliação que visam controlar a qualidade do produto ou serviço: inspeções, auditorias, certificações, laboratórios e pessoal dedicados à gestão da qualidade.
O CNQ é resultante dos erros e falhas dos processos. Resultado da eficácia desses processos. É composto dos custos da produção de peças ou serviços defeituosos, refugos, retrabalhos, seleções, fretes e assistência técnica, custos de garantia, etc. Esses fatores costumam não ser adequadamente gerenciados, o que é uma temeridade, pois esses custos, dependendo do tipo e tecnologia do negócio, pode variar entre 5% a 15% da receita operacional da organização, ou mais, em alguns casos críticos.
Segue abaixo um gráfico que ilustra, como que ações de melhoria contínua podem impactar no CTQ de um processo de produção, por exemplo:
Exemplo de reduções possíveis no CTQ de uma organização.
Reduções de até 20% podem ser obtidas no valor do CTQ, o que tem um impacto significativo na performance de uma organização.
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